Alimentação natural para cães e gatos com inúmeros benefícios conquista adeptos

Quando o assunto é nutrição animal para muitos tutores a solução são as rações industrializadas que suprem as necessidades alimentares dos seus animais de estimação. Práticas, elas estão disponíveis em supermercados e pet shops e são encontradas por diversos preços. Muitas de excelente qualidade nutricional, outras nem tanto.

Sempre exigentes, os tutores ultimamente sabem que as rações industrializadas são alimentos prontos e já balanceados. Mas em longo prazo estão percebendo que a alimentação natural para cães e gatos tem inúmeros benefícios, dentre eles a ação antioxidante, o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da expectativa de vida dos animais.

Entre as vantagens da dieta esta a alta palatabilidade, a variedade de cardápios e sabores, a saúde da pele e do pelo, os dentes limpos e hálito saudável, a ausência de substâncias químicas como corantes e conservantes e a diminuição do odor e da quantidade das fezes. 

A grande vantagem é a certeza da procedência do alimento. E nesta toada existe na atualidade uma fortíssima tendência mundial que aponta a AN – Alimentação Natural como a melhor opção para cães e gatos, pois é preparada de forma personalizada. Além de ser uma alimentação pesada e balanceada para cada animal e que não passa por nenhum processamento químico.

Fato é que os tutores estão investindo cada vez mais na escolha de uma alimentação saudável, balanceada e livres de produtos químicos, inclusive para seus animais domésticos! Com isso, a alimentação natural vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

A proposta da alimentação natural é suprir as necessidades dos animais com ingredientes similares aos que os humanos comem como carnes, frutas e verduras. Além disso, as refeições seriam mais abundantes e bem definidas.

Trata-se de uma dieta com ótimos níveis de proteína animal, acrescida  de legumes e verduras, tudo isso em perfeito equilíbrio para que o seu animal aproveite o melhor de cada alimento, fazendo assim com que ele tenha mais saúde, disposição para brincadeiras e minimização da predisposição a algumas doenças, pela melhora contínua do sistema imunológico.

Quando se fala em Alimentação Natural muitas pessoas ainda imaginam que significa servir as sobras da nossa própria comida para os mascotes, entretanto não é tão simples assim. Cães têm necessidades diferentes das dos humanos e, além disso, alguns temperos usados por nós são muito perigosos para eles, como a cebola, por exemplo. Veja aqui os alimentos tóxicos para cães.

A iniciativa não significa fazer um prato para o seu bichinho com o almoço de domingo, mas elaborar um cardápio específico. É preciso ter cuidado, porém, com o que se oferece a eles.

IMPORTANTE: O médico-veterinário é a principal fonte de informação e o mais importante formador de opinião para os tutores de cães e gatos.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta