Alimentação natural para cães e gatos e seus inúmeros benefícios

Muito comum em outros países, a dieta natural deixa seu pet mais saudável e pode aumentar a expectativa de vida.

Os tutores estão investindo cada vez mais na escolha de uma alimentação saudável, balanceada e livres de produtos industrializados, inclusive para seus pets! Com isso, a alimentação natural vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

De acordo com veterinários e nutricionistas, a alimentação natural para pets tem inúmeros benefícios, dentre eles a ação antioxidante, o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da expectativa de vida dos animais.

Tenha atenção: à alimentação natural para nosso animal de estimação não é a mesma nossa, ao contrário, os restos de alimentos humanos contém sódio e outros ingredientes que fazem muito mal ao cão ou gato. O ideal é seguir uma dieta balanceada e variada para evitar um efeito contrário.

O que é a Alimentação Natural?

A alimentação natural, ou simplesmente AN, é a substituição da ração por alimentos frescos, saudáveis e de qualidade em uma dieta nutricionalmente adequada e balanceada para cada animal, sem a adição de qualquer aditivo químico como corantes e conservantes artificiais.

Benefícios da alimentação natural

• Na alimentação natural o animal come alimentos frescos como comeria na natureza com pelo menos 70% de água (umidade), o que ajuda na digestão dos alimentos e protege naturalmente a saúde dos rins e do sistema urinário.

• Não contém produtos químicos para conservação, flavorizantes sintéticos, sódio e outros, que prejudicam muito o sistema hormonal, além de serem responsáveis muitas vezes por mudanças de comportamento, alergias e inclusive tumores.

• A alimentação natural é muito mais saborosa ao paladar do cão por ser crua ou cozida, variada e diversificada o que aumenta muito o sabor de cada alimento, dificilmente um cão ou gato optará por um pote de ração seca tendo a oferta de um alimento fresquinho delicioso e suculento.

• Existem dietas bem específicas de acordo com a sua necessidade de cada cão ou gato, dietas para atletas, obesos, fase de reprodução ou problemas de saúde como alergia, problemas de pele, sistema urinário, etc.

• Por ser um alimento rico em proteína animal e alto valor nutricional, combinado a ótimos níveis de minerais e ácidos graxos ômegas-6 e 3, a dieta natural reduz a queda de pelos tornando a pelagem mais brilhante, macia e resistente.

 • Com a grande presença de oligoelementos e fitoquímicos, a AN nutre o organismo profundamente aumentando a energia e disposição para exercícios e brincadeiras, além de aumentar a resistência natural a parasitos e doenças diminuindo quadros de diarreias, vômitos, otites e alergias causados pelo consumo de ração seca.

• O resultado da boa digestão e excelente absorção dos nutrientes naturais é o menor volume de fezes e odor, além da alegria que os pets expressam comendo a dieta caseira e natural.

Desvantagens de se oferecer alimentação natural

São poucas as desvantagens como a necessidade de espaço para guardar as porções depois de prontas, tempo gasto com a preparação e validade limitada, por se tratar de alimentos frescos e perecíveis.

As empresas de rações vêm perdendo um grande espaço para alimentação natural nos estados unidos e países europeus enquanto aqui no Brasil ainda é novidade e pouco divulgado.

O fato é que se você quer ser um adepto a alimentação natural deve seguir à risca uma receita de dieta balanceada desenvolvida por um profissional nutricionista, uma dieta de AN deve ser superior às rações super prêmio.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta