Alimentação natural: Seu animal merece ser saudável

A conscientização com a saúde dos animais é uma realidade entre tutores de animais em todo o mundo, e um tema que provoca debates e agitação entre os tutores é a alimentação oferecida aos cães e gatos.

Exigentes com a qualidade de vida de seus peludos os tutores estão migrando para a NA – alimentação natural, e o número de adeptos ao cardápio mais natural está crescendo em todo o Brasil.

A alimentação natural para cães e gatos é um assunto que esta dividindo opiniões. Pois existem aqueles que são contra as rações especializadas, por serem produtos industrializados. Por outro lado, algumas pessoas acreditam que a alimentação natural não oferece a quantidade de nutrientes necessária para a saúde do animal.

Esses dois lados possuem adeptos, inclusive da área da saúde. De qualquer forma, se a alimentação natural for feita da forma correta, mal não.

Como as boas notícias sobre as dietas naturais se espalhou, o interesse sobre novas alternativas alimentares para cães e gatos, a parte a rações comerciais convencionais deu seu start. Com isso, os proprietários de cães e gatos começaram a se perguntar se os benefícios de uma dieta mais saudável/natural também se estenderiam aos animais de estimação.

Na alimentação natural as refeições são balanceadas, personalizadas e preparadas da mesma forma e com alimentos que também fazem parte da dieta humana surgiram como uma alternativa para substituir as rações industrializadas.

ATENÇÃO: Se seu desejo é mudar a alimentação do seu cão ou gato, o primeiro passo é levá-lo a um médico veterinário de sua confiança para averiguar a fundo se seu animal não possui nenhum problema de saúde ou restrição alimentar, além de fazer um check up, para ter certeza de que ele está realmente saudável.

Mas, afinal, o que é um Alimento Natural?

Alimento Natural é rico em nutrientes, pois é minimamente processado, permanecendo o mais próximo de sua origem possível, sem aditivos químicos como corantes artificiais, conservantes, aromatizantes, entre outros. Ou seja, mantém praticamente intactas suas principais camadas, que por sua vez, têm funções específicas, tanto para o alimento, quanto para uma dieta equilibrada, colaborando na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Na AN não é permitido o uso de qualquer tipo de aditivo químico.

A AN consiste em oferecer uma alimentação saudável, balanceada, com ingredientes de alta qualidade, selecionados e que supram todas as suas necessidades.

A AN cozida é considerada a mais segura, pois oferece a menor possibilidade de conter contaminantes, contudo, por termos de cozinhar os ingredientes, é a que demanda maior tempo de preparo.

A inclusão de carnes de qualidade na composição, como fonte de proteína nobre, fornece um equilibrado perfil de aminoácidos essenciais para o fortalecimento dos músculos.

Ela pode ser cozida, crua com ossos ou sem ossos. Há bastante discussão entre os médicos veterinários sobre a AN crua com ossos, pois pode causar acidentes. Então, se você optar por esse tipo de alimentação, só ofereça ossos quando o pet estiver sob supervisão. A crua, seja ela com ou sem ossos, precisa passar por um período de congelamento prévio antes de ser oferecida, pois podem haver contaminantes que põem em risco a saúde do pet e por isso é melhor não arriscar.

 

Já os vegetais e frutas muitas vezes utilizados na formulação do alimento são fontes naturais de fibras, vitaminas e sais minerais essenciais para as funções vitais dos animais. Os Ingredientes Funcionais, como os antioxidantes naturais e ômegas, entram como promotores da saúde, visando principalmente à longevidade e qualidade de vida do animal.

Quando se utiliza grãos na formulação do alimento, esses são sempre integrais, pois eles preservam não apenas a camada interna onde estão os carboidratos, proteínas e alguns micronutrientes do grão, mas também o farelo e o gérmen, onde se concentram as vitaminas, minerais e outros nutrientes pouco encontrados nos produtos refinados.

Tudo isso faz com que a Alimentação Natural seja baseada em alimentos mais próximos de sua natureza, preservando o equilíbrio original dos nutrientes e das substâncias bioativas.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta