Aprendendo a viver com meu cão

O cachorro é o único animal no mundo que te ama mais do que a ele mesmo. Não existe ninguém mais leal e confiável do que ele. Ele vem correndo quando você chega em casa, pula de felicidade, mexe o rabinho, te ama sem nenhum interesse e não pede nada em troca.

Uma frase que é um fato no cotidiano dos tutores de caes é: “A minha vida tem duas fases distintas: antes de ter um cachorro e agora que tenho um. Antes, eu me achava uma pessoa feliz. Mas somente agora sei como é ter um irmão, uma das melhores companhias que existem. Como me divirto e como amo! Mudei muito e amadureci demais, pois um ser depende de mim para sobreviver e ser feliz”. (Autor desconhecido)

Animais, como os cachorros, nos amam independentemente de qualquer coisa! Amam da forma mais pura possível, simplesmente se deixam agir pelo sentimento. Há coisa mais bonita que essa?

Ter um cão não é apenas uma grande responsabilidade, mas também uma fonte inesgotável de educação e bem-estar. Partilhar muito da minha vida com os animais me fez imensamente feliz e também me trouxe muitos benefícios. 

1- Amar incondicionalmente

Meu cachorro me ensinou o valor do compromisso e da reciprocidade. Graças ao meu cão eu aprendi o valor da lealdade, que é imenso. Conheci o amor incondicional, aquele que, aconteça o que acontecer, continuará sendo amor, “Quero você sempre do meu lado porque com você minha vida é infinitamente melhor”.

2- Ser paciente e a perdoar

Na verdade, todos os dias aprendo a não ficar com raiva. A vida não é cor de rosa e o meu cão sabe disso; no entanto, ele é capaz de perdoar qualquer erro ou qualquer explosão de raiva, porque há uma ligação muito maior que nos une para sempre.

Ele me entende e sabe o valor de não ter segundas intenções; o meu cão tem sempre absoluta bondade e pureza.

3- Viver intensamente cada momento

Ele aprecia uma simples caminhada ou uma brincadeira, e desfruta de uma refeição como se fosse a primeira, ou a última, de sua vida. Ele também tem suas ansiedades e preocupações, mas isso faz com que aproveite e viva intensamente. É algo como o “Carpe Diem canino”.

Além disso, todos os dias ele reserva um tempo para explorar novos locais e fazer exercícios; não passa um único dia sem fazê-lo, ainda que só um pouco. Para o passeio, não importa para ele onde ir, ele está feliz de estar comigo e sabe valorizar o nosso tempo juntos. Não há nada que me faça sorrir mais do que vê-lo feliz quando saímos para uma caminhada.

4- Adorar o caos

Eu amo a sua bagunça organizada. No caos dos brinquedos e dos ossos entre as diferentes divisões da casa, ele sabe onde está o que quer.

Não há nenhuma razão para perder tempo organizando suas coisas ou estabelecer prioridades. Ele está feliz com o muito, ou pouco, que tem. Ele se lembra do que tem e sabe apreciar isso. Se eu começar a pegar seus brinquedos e a guardá-los, ele me persegue por toda a casa para certificar-se de que tudo está sob controle. E o mais incrível é que ele consegue.

Eu gostaria de ser capaz de viver a minha vida de forma tão organizada sem estar constantemente me preocupando com a ordem.

5- Desfrutar de pequenos prazeres da vida

Ouvir sua respiração tranquila, à noite, me dá uma paz indescritível. Tê-lo perto de mim faz com que me sinta seguro e amado. Por isso eu o amo tanto. Ouvi-lo é tão delicioso quanto sentir a brisa do mar ou ouvir o canto dos pássaros.

6- Comunicar-se com o seu corpo

Ele pode não entender o que estou dizendo, mas sei que os meus gestos, ou a maneira como eu posiciono meu corpo para ele, demonstram o meu estado emocional e o que eu quero dizer. Muitos deles tornaram-se hábeis em nos compreender e não há nada que possamos esconder deles. Os animais são detectores de nossas verdadeiras emoções.

É muito comum para aqueles que compartilham suas vidas com um animal terem a sensação de que eles realmente compreendem o que nós queremos dizer. É verdade, eles compreendem. Eu não sei o que dizer ou como dizer, mas a nossa capacidade de nos comunicar e trocar é surpreendente. Isso fez-me realmente ciente do que eu posso transmitir.

7- Sentir-se único e insubstituível

Um cão nos ensina uma centena de coisas. Dê a ele o que ele precisa e ele vai lhe acompanhar ao longo da vida. Mas o que um animal vai mesmo lhe ensinar é a amar e a aceitar o fato de você ser uma pessoa digna de amor.

Meu cão me fez uma pessoa melhor, e eu sei que ele vai continuar a fazê-lo todos os dias. Ele me ensinou que eu posso ser amado com grande intensidade e incondicionalmente. Mas ele também me ensinou a ter a coragem de dizer eu te amo todos os dias, e também a dizer isto sem palavras.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta