Como aliviar o estresse e melhorar a saúde do seu gato.

Entre todos os mamíferos, os gatos são considerados os mais sensíveis e destemperados. É natural que um animal tão sensível sinta os efeitos do estresse por uma série de fatores, o que pode ser grave para a saúde dos gatinhos. 

Os gatinhos são extremamente dóceis e gostam de companhia, mas eles podem também apresentar sintomas de estresse. Se você notou mudanças no comportamento do seu gato, é bom se precaver. O estresse pode causar problemas de saúde ao reduzir a imunidade, aumentar a ocorrência de inflamações e gerar uma limpeza exagerada por meio das lambidas. Quer saber como aliviar as tensões do seu amiguinho?

Deixe sempre um arranhador por perto

Uma das maiores necessidades dos gatos é afiar as suas unhas, isso ajuda a mantê-lo calmo e tranquilo, além de liberar feronomas que transmite alegria e felicidade ao gatinho.  Dessa forma, o nosso pet reduz o seu estresse e, consequentemente, aumentar as chances de ele ficar com a saúde em dia.

Mantenha a caixa de areia sempre limpa

Os gatos são reconhecidamente animais limpos e independentes, exatamente devido a essas características que eles aumentam o seu nível de estresse quando a caixinha de areia não está limpa. Os gatinhos gostam também de espaço. Procure manter o local sempre higienizado e espaçoso. Isso evita complicações de saúde.

Brinque com o seu gatinho

Não tem nada mais divertido e gratificante do que passar horas brincando com os nossos pets. Os gatos, apesar da fama de auto suficientes, também precisam de atenção. Criar um ambiente de brincadeiras e mantê-lo ativo e entretido alivia o estresse e mantém o gatinho sempre com saúde.

Deixe-o ver o mundo lá fora

Todo o conforto de casa é algo muito valorizado pelos gatos, mas também é necessário que ele veja o que está se passando no mundo lá do lado de fora.  Gatinhos são exploradores e gostam de observar o ambiente. Se não puder levá-lo para passear, ajude-o a reduzir o estresse criando um espacinho próximo à janela para que ele possa observar o movimento, não ficar entediado e manter-se com saúde.

Dê recompensas pelo bom comportamento

Quem não gosta de ser reconhecido, não é mesmo? Ainda mais se for um lindo gatinho comportado. O comportamento é diretamente ligado ao estresse. Quando um gato se comporta de acordo com o que lhe foi ensinado, é sinal que ele está bem de saúde. Portanto, se o pet estiver agindo direitinho, dê a ele um biscoitiho ou alguma coisa que o faça sentir reconhecido.

Para mais informações, é só acessar nosso site e escolher o plano de saúde animal que mais se encaixa para você e para o seu pet!

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta