Cão da Guarda de Jundiaí tem certificado de busca e captura de pessoas


Procurar pessoas desaparecidas e suspeitos de crimes. Esta é uma tarefa que Ozzy, um cão do canil da Guarda Municipal de Jundiaí (SP), tem experiência. O cachorro é um dos cinco no país que têm certificado de busca e captura de pessoas.

Diferentemente dos outros cachorros, Ozzy é o único da raça pastor belga malinois certificado no Brasil. Animais da mesma raça também são utilizados para guarda e proteção. Ou seja, o Ozzy, além de encontrar, captura também o desaparecido, que muitas vezes pode ser um ladrão.

“O Ozzy é um cão que merece todos os louros e merece nota mil, não dez”, afirma o adestrador do canil da GM, Marçal Bonança.

Há 4 anos, o Ozzy faz parte do canil da corporação. Antes de receber o certificado, ele passou por um intenso trabalho de adestramento e, logo no começo, já mostrou ótimos resultados.

 

“Nossa cidade estava tendo muito furto de veículos. As viaturas faziam o acompanhamento até certo momento quando [os suspeitos] abandonavam o veículo e iam para o mato. E aí não tinha mais como localizar e dificultava as prisões. No caso dele [do Ozzy], pode fazer a busca de pessoas em salvamento ou a captura, contenção [do indivíduo] por medio da mordida”, explica o responsável pelo canil da GM, Márcio Cristiano Camargo.

 

Provas

Ozzy precisou passar por provas aplicadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia, que cuida de regras e normas para criação e registros de cães.

“Uma prova em que o cachorro tem que achar pessoas. São duas, na verdade, e a gente dá o cheiro de uma só. O cachorro vai ter que distinguir qual foi para um lado e qual foi para o outro, e quem ele está procurando. A segunda prova é um negativo, a gente dá o cheiro de uma pessoa que não está lá. O cachorro vai ter que ‘dizer’ se a pessoa não esteve ali, não cometeu o crime, digamos assim”, explica Ana Beatriz Albernaz, membro da confederação.

Cão da Guarda de Jundiaí tem certificado de busca e captura de pessoas

s provas são repetidas nos treinamentos, realizados quase todos os dias. Os guardas municipais podem simular uma ocorrência. Por exemplo: chaves, como se fossem de um suspeito, são colocadas em um plástico. Por alguns segundos, o cachorro sente o cheiro delas.

Em seguida, recebe o comando para encontrar o dono das chaves. O odor, segundo os guardas, pode permanecer por vários dias no ar. Ao localizar o suspeito, Ozzy consegue capturá-lo através de uma mordida, facilitando na prisão.

Qual Sua Reação? :O

Ruim Ruim
0
Ruim
Fofo Fofo
0
Fofo
Nerd Nerd
0
Nerd
LOL LOL
0
LOL
Amei Amei
0
Amei
Omg Omg
0
Omg
Triste Triste
0
Triste
Assustador Assustador
0
Assustador
Wtf Wtf
0
Wtf
Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Comments 0

Cão da Guarda de Jundiaí tem certificado de busca e captura de pessoas