Estudo afirma: A solução para viver mais é ter um cão


A Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriu que ter um animal é benéfico para a saúde. Tanto que até ajuda a reduzir a mortalidade.

Ter um animal de estimação só traz vantagens. Até para a saúde. Quem o afirma é um grupo de investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, que analisou os registos nacionais de mais de 3,4 milhões de suecos com idades compreendidas entre os 40 e os 80 anos. Conclusão? Os donos de cães têm menor probabilidade de desenvolver uma doença cardiovascular.

Passamos a explicar melhor. Os investigadores cruzaram os dados de indivíduos sem registo de doenças cardiovasculares prévias em 2001. Depois de perceberem quais é que detinham animais, chegaram à conclusão que os donos de cães eram mais saudáveis: os resultados apontaram para uma redução de 33% no risco de morte e de 11% de probabilidade de ter um enfarte.

“Uma descoberta muito interessante no nosso estudo foi que ter um cão era especialmente importante para as pessoas que viviam sozinhas”, explicou Mwenya Mubanga, que conduziu a investigação. Este grupo tem maior risco de doença cardiovascular e morte em comparação com quem partilha casa com uma ou mais pessoas. “Talvez um cão possa ser um importante membro da família nos agregados familiares individuais.”

Ter um cão é benéfico, conclui o estudo, mas há raças melhores do que outras — verificou-se que os donos de retrievers, terriers e hounds estão mais protegidos do risco de desenvolver uma doença.

O estudo só não consegue explicar de que forma é que ter um cão diminui essa probabilidade. “Este tipo de estudos epidemiológicos procura associações em grandes populações mas não dá respostas [concretas] de como os cães nos podem proteger contra doenças cardíacas”, admitiu Tove Fall, co-autor do estudo.

Ainda assim, são apontadas algumas possíveis respostas: além da companhia, os cães exigem um maior nível de atividade física por parte dos donos. Podem ser também respostas o aumento do bem-estar e dos contactos sociais com o animal, bem como os efeitos do cão no microbioma bacteriano [conjunto de micro-organismos que vivem com o ser humano] do dono.

Qual Sua Reação? :O

Ruim Ruim
0
Ruim
Fofo Fofo
0
Fofo
Nerd Nerd
0
Nerd
LOL LOL
0
LOL
Amei Amei
0
Amei
Omg Omg
0
Omg
Triste Triste
0
Triste
Assustador Assustador
0
Assustador
Wtf Wtf
0
Wtf
Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Comments 0

Estudo afirma: A solução para viver mais é ter um cão