No 38ºBI Profesp do ES e veterinários capixabas esclarecem sobre bem estar do animais

Na última quinta-feira 20 de setembro o Projeto Forças no Esporte (PROFESP) do 38 Batalhão de Infantaria em Vila Velha, ES em parceria com o site de noticias Vida Pet News esclareceu as mais de 200 crianças registradas do projeto sobre saúde e bem estar dos animais.

O Projeto Forças no Esporte (PROFESP) do 38 Batalhão de Infantaria atende alunos do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Vila Velha.

O Sargento Wianer Hausmnn explicou que as crianças sempre praticam esportes e atividades culturais em um ambiente saudável que é o do Exército Brasileiro onde vão aprender disciplina, civismo, além de desenvolver o patriotismo, a socialização, assimilando valores importantes que são cultivados pelas forças armadas. Isso e um grande ganho que o PROFESP ES, pois gera na educação das novas gerações.

Para participar da tarde de interação e esclarecimentos o médico veterinário Vinicius Ribeiro palestrou para as crianças sobre a responsabilidade na posse de um animal doméstico. O também médico veterinário do Hemocare, Banco de Sangue e Laboratório Veterinário idealizado pelo Dr. Eduardo Olivério Bósio e o adestrador Rafael Nunes Felix do Canil Dog Soldier,

O medico veterinário, Dr. Vinicius enfatizou que  posse responsável  são todas as ações que envolvem cuidar bem do animal, provendo alimentação, abrigo, saúde, atenção, segurança, etc

1) Quanto menor é a casa, menor deve ser o cão. Cachorros grandes, em um ambiente pequeno, podem ter problemas de adaptação.

2) Antes de adquirir um animal, importante considerar o tempo médio de vida que é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Não faça nada por impulso.

3) Cachorro precisa de alimentação de qualidade e muita água fresca e limpa.

4) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao Médico-Veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.

Dr. Eduardo Bósoi do Hemocare também médico veterinário esclareceu é uma doença do carrapato séria e deve ser tratada com a devida atenção

1) A doença do carrapato é uma praga na vida dos cães e traz muita preocupação aos tutores. É uma infecção grave causada por hemoparasitas que atacam o sangue do cachorro e pode levar à morte. Gatos e seres humanos raramente são contaminados, mas não é impossível.

2) Para acabar com carrapato em cachorro é fundamental seguir todas as orientações do seu veterinário e dar uma atenção especial à eliminação dos parasitas dos ambientes frequentados pelo cão. O primeiro cuidado que se deve ter é descobrir o foco da infestação.

3) Não adianta livrar seu cãozinho desses parasitas e não acabar com os que ficam espalhados pela casa. Os ovos, larvas e ninfas ficam no ambiente, por isso invista em uma limpeza cuidadosa e faça dedetização do local para eliminar totalmente o problema.

O PROFESP oferece acesso à prática e à cultura do esporte atendeu 220 crianças e adolescentes no Espírito Santo em 2017. O programa de inclusão social dos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social acolheu os estudantes em duas organizações militares no estado e recebeu um investimento de mais de R$ 102 mil para proporcionar atividades esportivas e uma alimentação saudável aos beneficiários.

Os estudantes de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social são recebidos e realizam, no turno contrário aos estudos, atividades esportivas educacionais, de lazer e complementares à formação escolar.

Além das atividades físicas, os participantes recebem uma alimentação balanceada, oriunda da agricultura familiar. Ações sociais, palestras, campanhas educativas, orientações de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais também são proporcionadas pelo programa.

A adestrador Rafael interagiu com as crianças no pátio com seus cães e ficou agendado para em outra oportunidade explicar aos membros do PROFESP sobre a importância do adestramento para cães de vários portes.

O fundador do Vida Pet News, Paulo do Amaral informou que a instituição de comunicação incentivará todas ações como esta pois acredita que abandono e maus tratos são prevenidos educação as crianças.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta