O médico veterinário no centro de estética é preservação da saúde do animal

Você sabe qual a importância do banho e tosa para o seu animal de estimação? Muitos tutores de animais domesticados se perguntam o porquê da presença de um médico veterinário no banho e tosa?

Um detalhe importantíssimo é se você conhece o banho e tosa que seu animal freqüenta? Ou se já procurou saber quem é o médico veterinário responsável pelo centro de estética?

A verdade incontestável é que esse universo vai além da higiene dos pets, pois cada raça tem um tempo certo para banho e um corte específico do pelo, que podem ser executados com a tesoura e/ou com a máquina. Há também uma tosa especial que pode ser feita por um especialista, o Groomer.

A médica veterinária Sabine Sandoval Pickert e responsável pelo Pet Exótico em Vila Velha, ES esclareceu que o banho é extremamente importante para saúde e higiene dos pets e é um hábito necessário na rotina do seu bichinho.

“Além disso, os banhos e as tosas precisam ser realizados por profissionais capacitados que tomam o devido cuidado com a pele, ouvidos, olhos, dentes e pelos dos bichinhos e todos os procedimentos devem ser executados com muito cuidado para prevenir a presença de fungos e bactérias. A higiene do bichinho de estimação ajuda a controlar a oleosidade natural dos pelos e a deixá-lo com cheirinho mais agradável. Saúde em primeiro lugar, então a importância do banho e tosa está nesta lista”!

Um fato fundamental é sobre o médico veterinário que é responsável por garantir a qualidade do serviço prestado ao cliente, fiscalizando e orientando todos os procedimentos realizados no sentido de preservar sempre o bem-estar do animal e da equipe que trabalha em cada setor do atendimento. Ele também garante ao consumidor que toda a infraestrutura, materiais e métodos estão de acordo com as exigências do conselho.

Drª Sabine explicou que o papel do médico veterinário no banho e tosa vai além de zelar pelo perfeito resultado estético do animal.

“Este serviço prestado é conseqüência de um trabalho bem realizado pela equipe de profissionais envolvida apenas neste objetivo, abrangendo também a observação cautelosa de todos os animaizinhos que são levados ao estabelecimento para que quaisquer problemas de saúde sejam prontamente identificados, preservando a segurança do animal com carinho e dos demais pets que freqüentam o mesmo ambiente já que algumas medidas como o isolamento, podem ser necessárias”.

“O médico veterinário também fiscaliza a imunização de cada animal, conferindo o cartão de vacinação, bem como promover o treinamento dos funcionários em relação tanto à limpeza do ambiente, assegurando assim o controle de parasitas como pulgas e carrapatos, quanto à correta assepsia dos materiais utilizados, para evitar a disseminação de infecções, sobretudo as dermatológicas”, completou o groomer Isnaldo Brigio

A harmonia entre o trabalho do médico veterinário e a equipe de estética animal sempre resultará em um trabalho eficiente o qual será refletido na satisfação do proprietário que receberá seu pet limpo, bonito e, sobretudo, saudável.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Segundo Isnaldo Brigio da Costa Santana, os animais precisam passar sempre por esta seção de estética por várias questões e de comum acordo com o dono e o médico veterinário.

“Trabalhamos com chuveiros elétricos e recebo cães que tomam banho duas vezes por semana por recomendação de seu médico veterinário devido ao tratamento recomendado eles precisam passar sempre por esta seção de estética devido ao tratamento de pelo que faço pra hidratar a pele. Ao contrário nesses casos sem o banho a pele do animal resseca. Não existe contra indicação de banho semanal, o que importa é o produto usado dentro do banho e tosa”.

“Claro, não existe regra. Mas é importante estar atento ao bem-estar do seu cachorro ou gato e observar sempre o clima, afinal, não é saudável deixar o pelo do seu pet muito baixo no frio, assim como não deve haver pausas muito longas de banhos no calor, seja ele gato ou cachorro. Você sabia que: “A pele também serve como um protetor contra o sol e faz o papel de isolante térmico.”?

Drª Sabine reforçou que essas recomendações sobre a importância do banho e tosa com a presença do médico veterinário, são sempre visando à saúde e o bem-estar dos bichinhos. O ideal é consultar o médico veterinário de sua confiança para saber o tempo certo para realizar o banho e a tosa específica para o seu pet.

Todo local intitulado como estabelecimento veterinário deve apresentar ao conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) um responsável técnico é o médico veterinário que responde pelo estabelecimento e que tenha feito o curso de RT.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta