O Tosador: Características e Código de Ética profissional


O tosador deve ter em mente que lidar com animais é uma atividade que exige muita paciência, concentração e dedicação do profissional. Tendo amor e respeito, o tosador terá consciência de todas as normas a serem seguidas em um Pet Shop.

1. O Tosador deve amar o que faz e respeitar o animal.

2. Não deve ser agressivo nem gritar para que o animal não tenha medo e se torne ainda mais agressivo ou rebelde. Demonstrando carinho e respeito o animal ficará mais tranquilo e os procedimentos de banho e tosa serão mais facilmente executados.

3. Atitudes eufóricas e barulhentas como palmas, assobios, tapas na mesa de tosa, e outras, perturbam os cães e podem causar sérios acidentes em um Pet Shop.

4. Higiene é outra característica imprescindível ao tosador. Ele deve manter suas mãos limpas, lavando-as entre uma tosa e outra, suas unhas bem aparadas para não causar ferimentos e contaminações, o cabelo deve estar preso com uma toca, usar máscara e luvas, quando necessário, manter a roupa limpa com o uso de um avental ou jaleco, não fumar para não deixar odor de cigarro no cachorro, manter a sala e o material higienizados para que não haja nenhum possível contágio de um cachorro para o outro.

5. Estar ciente da saúde e vacinação do cachorro e que o mesmo não tenha nenhuma doença contagiosa. O tosador está diretamente lidando com público/cães e deve ter todo o cuidado com a higiene e a sua própria prevenção contra qualquer contágio.

6. O tosador deve estar consciente de suas habilidades e conhecimentos e nunca oferecer serviços que não possa fazer bem feito, de forma correta. Deve sempre esclarecer ao cliente os procedimentos aos quais o animal será submetido e ter responsabilidade e discernimento para atender aos pedidos dos donos sem comprometer a saúde física, os padrões de tosa e emocional do animal.

7. O bom profissional está sempre reciclando seus conhecimentos e se aprimorando através de cursos, work-shops, conferências, livros e outros que o deixem sempre atualizado para que possa passar segurança a seus clientes e conquistar clientelas, pelo bom serviços prestado.

8. Apesar de se manter informado e ser capaz de detectar possíveis problemas e doenças no animal, o profissional em tosa e banho, não deve em hipótese alguma diagnosticar ou medicar o cachorro. Os veterinários são profissionais habilitados para tais procedimentos. Tenha um acordo com uma clínica veterinária, para indicar aos seus clientes.

9. Além do que foi mencionado nos itens acima, fazem parte do Código de Ética do Profissional de banho e tosa: Agir de forma honesta e leal com seus colegas de profissão sem prejudicar, criticar seu trabalho, desta maneira egoisticamente na intenção de tirar seus clientes ou desprezar seus trabalhos pensando que você é o único ou o bambambam, lembre-se sempre: há muitos profissionais bem melhores que você e mais capazes. Não faça uso de concorrência desleal para atrair cliente alheios, como praticar preços absurdamente baixos ou pagar para que lhe sejam indicados clientes de seus colegas, assim como pleitear seus empregos.


10. Se responsabilizar pelos seus atos, sozinho ou trabalhando em grupo. Respondendo civil e penalmente por qualquer erro e prejuízo que cause ao cliente, sem tentar atribuir suas causas a terceiros ou as circunstâncias.
Fonte: http://patasefocinhos.blogspot.com.br/2010/05/10-dicas-o-tosador-caracteristicas-e.html

Qual Sua Reação? :O

Ruim Ruim
0
Ruim
Fofo Fofo
0
Fofo
Nerd Nerd
0
Nerd
LOL LOL
0
LOL
Amei Amei
0
Amei
Omg Omg
0
Omg
Triste Triste
0
Triste
Assustador Assustador
0
Assustador
Wtf Wtf
0
Wtf
Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Comments 0

O Tosador: Características e Código de Ética profissional