Porque a estética animal é saúde não só um banho ou tosa

Cada vez mais nos deparamos com diferentes tipos de banhos, tosas, hidratações e outros serviços de estética animal. Você certamente já se perguntou se tudo isso é realmente necessário e a resposta é: sim. E nós te contamos o porquê.

A Grommer Danielle Galon! Professora e diretora geral da Pet Escola Lava Dog, embelecida no município de Cariacica, ES esclareceu porque banho e tosa, não é só estética e sim saúde.

Os profissionais de Estética Animal sabem quais produtos são os melhores e mais eficientes, como shampoos especiais, escovas, produtos para limpeza dos ouvidos, corte de unha e principalmente a utilização correta dos equipamentos como na secagem do pelo, parte do banho que evita problemas de fungos e bactérias, pois o animal úmido pode trazer muitos problemas de saúde.

O serviço de estética voltado para cães e gatos quando realizado regularmente e de forma correta pode prevenir alguns problemas de pele e pelagem (nós ou queda excessiva de pelos, infecções, descamações e/ou mau cheiro), problemas nos coxins das patas, infecções de ouvido, mau hálito, entre outros, além de identificar problemas que podem passar despercebidos no dia-a-dia.

Problemas como pulgas, carrapatos, perda excessiva de pelos, alergias ou doenças de pele podem ser evitados ou amenizados, em alguns casos, com higiene adequada, periodicamente. Além disso, alguns animais, devido á pelagem, exigem tosa e escovação regular para evitar nós e queda.

O banho, recomendado de 15 em 15 em cães pois os dogs que são domésticos devem tomar os mesmos semanalmente por que algumas raças tão com muita facilidade êmbolos devido a pelagem fina e lisa e uma vez ao mês para os gatos, ajuda não apenas a deixá-los com boa aparência, mas também a eliminar pelos mortos e sujeiras acumuladas que podem ser nocivas inclusive para os seres humanos.

Os diferentes tipos de banhos existem como alternativas para atender as necessidades de cada pet. O banho simples, por exemplo, pode ser uma boa opção para os pets não habituados ao processo e também aos donos que têm pouca disponibilidade de tempo, pois é rápido e eficaz. Já o banho à seco é indicado para manutenção, pois é realizado sem o uso de água e à base de um fluído desembaraçador de pelos.

O banho hipoalergênico, é recomendado para a higienização quando o banho tradicional não é possível, seja devido à alergias, pouco tempo de vida ou quando o animal está debilitado.

Quando o banho é aliado a uma hidratação, há a reposição de água e nutrientes à pelagem, que pode ser comprometida ao longo do tempo pela exposição ao sol. Dessa forma, o animal fica com os pelos mais brilhantes, macios e saudáveis.

A tosa higiênica também é um compromisso inadiável para algumas raças específicas, pois quando não feita pode prejudicar os movimentos, visão, audição e causar acidentes, como escorregões por conta dos pelos que crescem embaixo das patinhas. Ou seja, ela é importante não apenas para a estética, mas também para a saúde e segurança do seu animal de estimação.

Outro fator importante a cuidar tanto em cães quanto em gatos são as unhas: elas devem ser aparadas regularmente quando o animal não “gasta” com arranhadores ou passeios constantes, pois o seu comprimento excessivo pode provocar machucados e inflamações (unha encravada), ainda provocando dificuldade de locomoção no ambiente interno, pois não há aderência ao chão.

Entretanto, tanto os banhos quanto o corte de unhas são procedimentos que exigem cuidados: a falta de higiene do local, o uso de materiais inadequados, ou até mesmo a manipulação incorreta do animal podem causar problemas de saúde e traumas ao seu pet, e por isso a importância de levar seu pet a um local com estrutura adequada e profissionais especializados em estética animal e com acompanhamento de um médico veterinário, para promover segurança e certeza de que o melhor está sendo oferecido ao seu pet.

Conforme a situação do paciente na estética, caso seja observada alguma necessidade, ele pode ser encaminhado para uma avaliação de saúde, por recomendação do médico veterinário.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta