Tratamento em casos de ferimentos na orelha do cachorro

Seu cachorro machucou a ponta da orelha? Você já sabe como pode ser difícil parar o sangramento. Mesmo ao aplicar pressão com toalhas para estancá-lo, logo após removê-las, o cão sente o ardor do sangramento, se chacoalha e começa tudo de novo. Através de uma rápida pesquisa, você pode aprender a parar o sangramento e evitar que o animal reabra a ferida.

Local de grande fluxo de sangue, a orelha, quando sofre qualquer machucado na região costuma sangrar muito. Se o ferimento não for devidamente tratado, pode fazer com que o tecido inche formando um edema na área.

É possível que os tutores do animal façam um pronto atendimento em casa mesmo. Porém antes de começar a curar a ferida, você deve avaliar a gravidade da mesma.

Se o seu cão chora, se você percebe uma inflamação significativa, se você pode ver partes internas, tais como tendões, músculos ou ossos, se há partes de pele ou tecido penduradas, sangrando muito ou o corte é muito profundo, é melhor você levá-lo ao médico veterinário para que ele determine o processo que você deverá seguir.

Para manter seu cão calmo, durante o procedimento dê pedaços de petiscos para ele e vá conversando calmamente com ele.

Corte o pelo

Dificilmente cachorros que possuem orelhas muito peludas irão apresentar o ferimento na região. Mas caso isso aconteça, você deverá cortar os pelos no local para que o machucado fique exposto. É preciso que isso seja feito para ser mais fácil limpar e tratar o machucado.

Para aparar os pelos, use uma tesoura de pontas arredondadas ou um tosador elétrico (opção mais segura). Tome bastante cuidado para não cortar a pele do cachorro ou machucar ainda mais a ferida. Caso a pele esteja aberta, antes de cortar o pelo, preencha o ferimento com um lubrificante solúvel em água. Depois de cortado, molhe toda a área com água morna.

Limpe a orelha

Caso o ferimento tenha sido ocasionado por alguma mordida de animal, lave a orelha do seu cachorro com um sabonete suave e água e depois seque suavemente.

Para o sangramento

Não se assuste se houver uma quantidade abundante de sangue. É normal que ferimentos nessa área sangrem bastante. Use uma gaze esterilizada ou um pano limpo e pressione diretamente no machucado. Geralmente o sangramento costuma parar com menos de cinco minutos. Para manter seu cão calmo, durante o procedimento dê pedaços de petiscos e vá conversando calmamente com ele.

Prenda as orelhas

Colocar um curativo na orelha do cão, muitas vezes, é algo inútil, pois o animal logo irá balançar a cabeça e o curativo sairá. Uma opção melhor é prender as duas orelhas no alto da cabeça do cachorro. Dessa forma, caso o animal sacuda as orelhas, o machucado não será aberto.

Para fazer isso, você deve utilizar uma gaze ou um pequeno curativo adesivo para cobrir completamente o ferimento. Dobre a orelha para cima, sobre o alto da cabeça. Dobre a outra orelha sobre a primeira, para que as duas fiquem como um boné. Mantenha as orelhas no lugar passando uma gaze em rolo ou uma toalha em torno da cabeça e pescoço, prendendo com esparadrapo.

IMPORTANTE

Se o sangramento permanecer, procure imediatamente a ajuda de um médico veterinário, pois alguma artéria pode ter sido rompida. Continue pressionando o ferimento com uma gaze ou pedaço de pano limpo até que o animal seja atendido.

 

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta