Tutores de animais são mais felizes e saudáveis: Fato incontestável

Segundo um estudo da Universidade de Minnesota3, os donos de gatos também têm uma protecção “extra” nos problemas cardiovasculares.

Este estudo realizado a 4500 pessoas, comprovou que ter um gato reduz a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco fatal em 40%. Quando as pessoas deixam de ter um gato, é aconselhável que a proteção perdure. Outros estudos têm defendido que acariciar um animal peludo/felpudo, ou até mesmo observar peixes num aquário, pode reduzir a pressão arterial.

Os donos dos cães têm níveis mais baixos de colesterol e pressão arterial mais baixa, acariciar um animal peludo pode reduzir a pressão arterial.

Os animais podem ser uma espécie de ‘’facilitador” nas relações sociais humanas – seja no trabalho, em casa, entre os amigos, na terapia ou ao conhecer novas pessoas. Se nos dias de hoje muitas pessoas perderam o costume de conversar com outras e estabelecer novas relações pessoais, a chegada de um pet pode ajudar nessa fase de aproximação.

Pesquisa realizada pela Universidade Miami, de Ohio (Estados Unidos) e assinala também que os donos de animais de estimação possuem uma autoestima maior, são mais aptos fisicamente, tendem a ser menos solitários e temerosos e, também, mais extrovertidos.

Os pesquisadores concluíram que os animais de estimação produzem benefícios psicológicos e físicos em seus donos e são uma fonte importante de apoio social. E que, além do já conhecido suporte que dão a pessoas com diferentes problemas de saúde, também manifestam consequências positivas em pessoas saudáveis.

Na lista das coisas boas que os nossos queridos animais de estimação nos trazem, além de todo amor, encontram-se:

  • Maior felicidade;
  • Menos estresse;
  • Motivação para realizar exercícios físicos;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Colesterol estável;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • Maior possibilidade de sobrevivência após um ataque cardíaco.

Afirmou-se também que passear com um cão não só contribui para que sejam realizados exercícios físicos, mas também para incrementar a vida social.

Também, uma pesquisa da Universidade da Austrália Ocidental indicou que mais de 70% das pessoas que possuem animais de estimação afirmaram que nunca, ou muito raramente, se sentem sozinhas. Além disso, a possibilidade de conseguir um nível recomendável de atividade física é mais alta entre as pessoas que têm cães e que passeiam e brincam com eles diariamente.

Certamente, isso fará com que você se relacione com outros donos de animais de estimação ou com vizinhos de bairro, que iniciarão uma conversa com você tendo o seu cão como desculpa.

Benefícios para todos

Interagir com gatos, cães ou com outros animais que você possa ter escolhido, traz inúmeros benefícios para todas as idades. Comprovou-se que as crianças que crescem com animais de estimação tendem a ser mais responsáveis, disciplinadas, compassivas, cooperantes e generosas.

Nos pequenos com transtornos emocionais, os animais tornam a aprendizagem mais fácil, aumentam a autoestima e contribuem para que eles entendam melhor conceitos como vida e morte.

Em relação aos idosos, os animais de estimação não só elevarão a autoestima deles, mas também irão proporcionar uma ocupação e uma responsabilidade cotidiana que, por sua vez, será correspondida com afeto. Também potencializarão a vitalidade e reduzirão os sentimentos de tristeza, de ansiedade e da temida depressão.

Reduz alergias, asma e eczemas

Outras pesquisas sugerem que os bebés e as crianças expostos a animais, são menos propensos a sofrer de alergias, asma ou eczemas. Num estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, o sangue dos bebés foi analisado à nascença, e um ano depois a reações alérgicas, alterações à imunidade e a reações a bactérias. Os bebés que moravam numa casa com um cão, tinham menos reações alérgicas aos animais, menos incidência de eczemas e um sistema imunológico mais forte.

Considerados todos os aspectos positivos dos animais de estimação, vamos finalmente ter em conta o fator dos donos sentirem-se bem. O que poderá ser melhor do que passear o seu cão num jardim, num dia quente, cheio de sol? À medida que respira o ar fresco e sente o seu corpo a descontrair com a caminhada, pode observar o seu animal de estimação a correr, e descontrair. 

Proteção contra o stress

Algumas pesquisas sugerem que, em todo o tipo de situações, ter animais oferece alguma proteção contra o stress. Um estudo realizado pela Mindlab Internacional constatou que 55% das pessoas ficaram mais relaxadas após passarem algum tempo com o seu animal de estimação, e 44% ficaram menos estressadas com preocupações específicas como problemas financeiros ou segurança no trabalho.

O efeito calmante dos animais tem sido utilizado com bons resultados, com grupos tão diversos como prisioneiros e pacientes de Alzheimer. São rotineiramente levados aos lares de idosos e os residentes falam muitas vezes com eles ignorando a companhia humana.

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews

Deixe uma resposta