Você entende a importância do check-up veterinário?

Você só leva seu animal de estimação ao médico veterinário quando ele está se sentindo doente, ou quando algo acontece? Saiba que manter visitas de rotina é importante para a saúde geral do seu animal!

Assim como você, seu animal de estimação precisa de imunizações. Juntos, você e seu médico veterinário podem fornecer ao seu animal o melhor atendimento para uma vida longa e saudável.

Seu médico veterinário é a melhor fonte de informação para a saúde do seu pet, por isso é importante seguir as suas recomendações para assegurar um grande começo para uma vida longa e saudável.

Descubra por que o check-up ao médico veterinário e as visitas de rotina são importantes para a saúde do seu animal de estimação:

1- Por que visitas ao veterinário de rotina são tão importantes?
Alguns donos de animais pensam que não há nenhuma razão eles levarem seus bichos de estimação ao veterinário, a menos que tenha algo errado, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Visitas de rotina ajudam médicos veterinários  a determinar como seu animal de estimação está progredindo ao longo da vida.Se o seu cão ou gato tem um problema sério que você não está ciente, o seu veterinário pode geralmente identificar o problema e corrigi-lo. É por isso que levar o seu animal de estimação para um check-up geral é importante.

2- O que acontece durante um check-up?

Durante um check-up geral, a maioria dos médicos veterinários  realizar um exame físico. Seu veterinário pode examinar todo corpo do seu animal de estimação, inspecionando a boca, patas, pele, e até mesmo o rabo – entre outras áreas.

Por exemplo, a boca e os dentes do seu animal de estimação são muito importantes e devem ser mantidos limpos e saudáveis. Você sabia que 8 em cada 10 cães sofrem com problemas dentários? As bactérias da boca podem ser levadas para outros órgãos e causam infecções.

O médico veterinário provavelmente irá verificar a pele do seu animal. Para animais de estimação mais velhos, é importante se certificar de que não há sinais de artrite ou outros problemas comuns, para que o seu veterinário possa passar algum tempo verificando articulações e ossos. No fim, o veterinário pode recomendar produtos para a saúde do seu animal de estimação e longevidade.

143- Mantendo o seu animal de estimação em dia com a vacinação

Além disso, o médico veterinário vai querer certificar-se se seu animal de estimação está em dias com as vacinas, outra razão pela qual animais de estimação devem ter visitas ao veterinário de rotina. As vacinas são importantes porque elas protegem o seu animal de estimação contra doenças fatais, e ajudar a manter outros animais em sua casa segura (e até mesmo você, se seu animal de estimação tem uma doença zoonótica).

Selfie With Dog

Seu veterinário irá observar ou inspecionar:

  • Como seu cão caminha sobre obstáculos;
  • Se o seu cão é alerta;
  • A condição geral do corpo do seu cão – se seu animal de estimação tem um peso corporal adequado a condição corporal (nem muito gordo e nem muito magro);
  • A pelagem – à procura de secura excessiva, oleosidade excessiva, queda excessiva ou perda de cabelo anormal;
  • A pele – à procura de oleosidade, ressecamento, caspa, caroços ou inchaços, áreas de espessamento anormal, etc;
  • Os olhos – à procura de vermelhidão, secreção, evidência de lacrimejamento excessivo, caroços ou inchaços anormais nas pálpebras, bem como quaisquer outras anormalidades.;
  • As orelhas – espessamento, perda de cabelo, ou quaisquer outros sinais de problemas;
  • O nariz e da face – a procura de simetria, bem verificar como o animal de estimação respira, se existem problemas relacionados com dobras da pele ou outros problemas aparentes;
  • Boca e os dentes – à procura de tártaro, doença periodontal, dentes retidos do bebê, dentes quebrados, salivação excessiva, manchas ao redor dos lábios, úlceras ou em torno da boca, etc;
  • O coração – para escutar batimentos cardíacos anormais, ritmo cardíaco (“batidas ignorado” ou “batidas extras”), ou sopros cardíacos;
  • Os pulmões – procurando evidência de aumento ou diminuição sons respiratórios;
  • O pulso – em função dos resultados da auscultação, o seu veterinário pode ouvir simultaneamente o peito e apalpar o pulso nas patas traseiras;
  • Os gânglios linfáticos na região da cabeça, pescoço e pernas traseiras – procurando inchaço ou dor;
  • As pernas – à procura de evidências de claudicação, problemas musculares, problemas nervosos, problemas com as patas ou as unhas dos pés, etc;
  • O abdómen – sentir as áreas da bexiga, rins, fígado, intestino, baço e do estômago, de modo a avaliar se tais órgãos estão funcionando normalmente ou se houver qualquer evidência subtil de desconforto.

AGORA!!! Você entende a importância do check-up veterinário?

Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News – O Portal Capixaba de noticias dos animais – https://www.facebook.com/VidaPetNews